Blog

Leia nosso artigo
Erros de transportadora na dupla nacionalidade

6 erros de transportadoras que atrapalham a dupla nacionalidade

Todo mundo que nasceu no Brasil, em algum momento de dificuldade, para mostrar persistência em um objetivo, já usou aquela expressão “sou brasileiro e não desisto nunca”. E se tem uma situação que faz valer esse termo é quem está tentando tirar uma dupla nacionalidade.

Todo mundo que entra nesse processo, seja um tradutor juramentado, um escritório de advocacia especializado nisso ou até mesmo alguém que resolve encarar essa bronca por si mesmo, sabe do que estamos falando. Esse é um procedimento bastante custoso e que, qualquer erro, por menor que ele seja, pode custar sim o processo inteiro.

O mais interessante é que quando o assunto é tirar a dupla cidadania, o que vemos por aí é uma preocupação maior em obter os documentos desse processo. Porém, o que poucos lembram (olha o detalhe aí) é que o envio dessa papelada é tão importante quanto consegui-la. Ou seja, se ela for perdida no meio do caminho ou não chegar a tempo, todo trabalho vai ter sido em vão. E nesse caso, não há “sou brasileiro e não desisto nunca” que dê jeito.

É nesse contexto que o papel da transportadora ganha importância. Afinal, é ela que vai ficar encarregada em levar esse “ouro” até o destino dele. Logo, se ela vacilar em qualquer ponto dessa missão, tudo vai por água abaixo. No entanto, por incrível que pareça, nem todas as empresas do mercado tem noção do quanto elas são importantes nesse processo e que elas não podem errar durante ele.

Sendo assim, quais são os erros que uma transportadora pode cometer e que atrapalham você a conseguir sucesso na dupla nacionalidade?

A Envie Express separou os principais para que você se livre deles e faça valer sua perseverança de ser brasileiro. Confira!


1- Não faz entregas no horário marcado

Existem Países que, para o processo de dupla nacionalidade, os documentos têm prazo para chegar. Logo, se a transportadora não entregar a papelada no horário e dia corretos, não tem meio termo: tudo é perdido.

Horário entrega documentos dupla nacionalidade
Não fazer a entrega dos documentos no horário marcado é um dos erros que mais comprometem a dupla nacionalidade (Crédito: unsplash.com)

Por isso, a transportadora não pode trabalhar à deriva. Ou seja, ela precisa te oferecer a chance de realizar a entrega com horário agendado. Essa facilidade garante que seu documento chegará ao local no horário que você quer e precisa, sem que você fique naquela expectativa desnecessária da encomenda ser entregue.


2- Atraso na entrega do documento de dupla nacionalidade

Talvez, esse é o erro mais comum que se vê nas transportadoras, o que mais preocupa o usuário e o que certamente mais atrapalha no processo de dupla cidadania.

O atraso é uma falha quase que crônica em boa parte dos serviços de entrega. O problema é que, quando se trata dos documentos de dupla nacionalidade, literalmente, esse processo pode (e vai) sair caro. E quem trabalha nesses procedimentos, sabe bem disso.

Segundo o consulado português, tirar a dupla nacionalidade lusitana custa entre R$ 700 e R$ 3mil, dependendo da categoria que a pessoa quer fazer.

Como dissemos no tópico anterior, para alguns Países, esse processo tem prazo e não pode haver atrasos na entrega. Logo, a transportadora que for realizar a entrega desses documentos precisa ter compromisso com prazo. Isso significa que ela não pode atrasar para não comprometer o sucesso do processo de dupla cidadania.


3- Documentos perdidos por falta de rastreio

Outro ponto que muitas transportadoras do mercado falham.

O serviço de rastreio é fundamental para que o usuário do serviço da empresa saiba exatamente aonde sua encomenda está. Dessa forma, caso ela seja perdida, dependendo do caso e ainda haja tempo, ele pode correr atrás para providenciar aquilo que foi perdido e realizar um novo envio.

Porém, como saber disso se o serviço de rastreamento da transportadora não for confiável e cheio de instabilidade?

Um rastreio ruim causa um transtorno muito grande a quem está no processo de dupla nacionalidade. Afinal, a incerteza de que seu documento vai ou não chegar no destino dele atrapalha (e muito) quem enviou esta encomenda.


4- Documentos enviados sem proteção

Perder um documento é um transtorno incomparável para quem tira a dupla cidadania. Porém, perdê-lo e ainda não ser ressarcido é algo horrível, justamente pelo preço para se obter essa papelada. E isso é algo que quem deve garantir a você é a transportadora.

Se ela não oferece proteção, ainda mais em um envio tão precioso quanto esse, com toda a certeza você terá problemas não só de perder o objetivo, mas também financeiros.

Por isso, fuja de transportadoras que não ofereçam nenhum seguro que garanta que haverá uma remuneração financeira em caso de extravio. Afinal, mais uma vez, isso pode sair muito caro.


5- Não faz envio para o País que você precisa

Países como Itália, Portugal e Espanha, por exemplo, são alguns dos queridinhos quando o assunto é dupla nacionalidade. Logo, por serem mais conhecidos e requisitados, as transportadoras acabam oferecendo serviços que os atende.

Países atendidos por transportadoras
A transportadora não te dizer que não faz a entrega no País que você deseja é um problemão (Crédito: unsplash.com)

Mas, e em Países como Lituânia, Grécia, Suécia, Polônia, Romênia e Ucrânia? Será que a transportadora que vai levar seus documentos vai até esses lugares?

O que acontece é que muitas transportadoras não têm um serviço amplo de entrega, ou seja, ela não vai até todos os Países. No entanto, o problema é que nem todas deixam isso claro, fazendo com que o usuário só descubra isso na hora.

Sendo assim, mais do que encontrar uma transportadora que tenha uma rede ampla de atuação, ela precisa garantir que atende determinado País. Afinal, descobrir isso em cima da hora vai te atrasar demais no processo de dupla nacionalidade.


6- Deixar te atender necessidades diferentes

Cada pessoa é uma pessoa, certo? Logo, cada País é um País o que faz com que as necessidades mudem, dependendo de cada dupla nacionalidade.

O problema é que nem todas as transportadoras oferecem opções para que o usuário personalize seu envio de acordo com essas necessidades. Logo, isso acaba atravancando o envio de pessoas que tratam sozinhas de seu processo de dupla nacionalidade, assim como profissionais que trabalham nesse segmento. Ou seja, aqui, vai haver atrasos, problemas na hora do envio e até mesmo a não realização dele.

Por isso, a transportadora que você escolher tem que se adequar as suas necessidades para assim, ela personalizar seu envio.


Uma transportadora que você pode confiar para sua dupla cidadania

Na Envie Express, você vai encontrar todas as características que uma transportadora precisa te oferecer para você confiar seus documentos de dupla nacionalidade.

Nós entendemos como ninguém o quão é custoso o processe da dupla cidadania, tanto em dinheiro quanto em tempo. Por isso, utilizamos toda nossa experiência para sermos uma transportadora que possui especialidade para tratar, com todo cuidado, respeito e responsabilidade que seus documentos merecem.

Esse nosso entendimento nos permite oferecer a você facilidades e opções que não vão atrasar sua dupla nacionalidade, dentre elas:

  • Entrega rápida e garantida com o prazo a partir de 2 dias úteis.
  • Documentos protegidos e seguros em casos de extravio ou danos.
  • Atendimento em mais de 220 Países.
  • Rastreamento 24 horas estável e confiável.
  • Envios personalizados para serviço de coleta, envio expresso, manuseio especial, opções de entrega e muitas outras escolhas.
  • Entrega com hora marcada em Países que tenham a disponibilidade deste serviço.

Que tal ter uma transportadora que entende o real valor do trabalho para tirar sua dupla nacionalidade? Entre em contato conosco e saiba mais em:

(12) 3923-4343 / (12) 98227-5150 (WhatsApp) ou através do e-mail contato@envieexpress.com.br

Fontes: g1.com, embaixada portuguesa, Itamaraty

Comentários do Post