Já ouviu aquela famosa frase usada para dizer que algo sumiu que diz: “cadê aquela coisa que estava aqui? O gato comeu”? Dá para garantir que se toda encomenda que foi extraviada ou sumiu nos Correios fosse, de fato, culpa do gato, seria muito mais fácil o usuário resolver esse problema. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam no mundo real.
De acordo com o site Reclame Aqui, quando o assunto é o sumiço de alguma encomenda pelos Correios, ele só perde para o problema de atraso de entrega. Ou seja, por incrível que possa parecer, o sumiço de mercadorias e documentos ainda é um problema recorrente e que atinge o usuário de maneira direta, trazendo a ele muitos e muitos transtornos para resolver tal situação.
O que acontece para que uma encomenda suma?
Segundo o E-commerce Brasil, os motivos que levam que um usuário tenha sua mercadoria extraviada pelos Correios são muitas. No entanto, as principais podem ser listadas como:
- Erros ou falhas de logística dos Correios: má organização e problemas de processo podem fazer com que as encomendas sumam justamente por culpa da própria estatal.
- Funcionários mal intencionados: as agências podem ter funcionários que não tenham boas intenções. Ou seja, eles roubam as encomendas.
- Assaltos e roubos: existem cidades no Brasil que possuem grande índice de assalto nos transportes dos Correios. Só para você ter uma ideia, só em 2018, por exemplo, de acordo com Jornal O Globo, a cidade do Rio de Janeiro registrava que a cada 7 minutos, uma remessa dos Correios era levada.
- Endereço ou destinatário incompleto: o usuário pode ter preenchido errado os dados de cadastro do endereço, faltando alguma informação e fazendo com que a encomenda seja extraviada ou até mesmo entregue no endereço errado.
- Eventos inesperados: fenômenos que estão fora da alçada da estatal, como incêndios e enchentes que dão prejuízo a sua e outras milhares de encomendas.
Estes problemas, em diferentes escalas, acontecem com certa frequência nos Correios, o que ocasiona no sumiço das encomendas. No entanto, pode-se dizer que no topo da escala de culpa, os erros e falhas que ocorrem na logística da estatal são os grandes culpados.
Mas afinal, de quem é a culpa?
Para resolver o problema do sumiço de uma encomenda nos Correios, é fundamental que você procure entender de quem é a responsabilidade sobre aquilo que será enviado.
Dentro deste contexto, de forma clara e direta, a situação é a seguinte: quando você entrega sua encomenda para uma transportadora (no caso, os Correios), a responsabilidade por ela é da própria transportadora, mesmo que você não tenha seguro.
Em outras palavras, quando você, enquanto usuário, não possui mais controle do processo de entrega, toda e qualquer responsabilidade de entrega fica a cargo dos Correios, que por sua vez, ficará responsável por sua encomenda.
Medidas para evitar o sumiço da encomenda
Algumas medidas podem ser tomadas por você a fim de evitar este problema. São elas:
- Ter a nota fiscal em mãos para comprovar valor e outras informações da encomenda, do remetente e do destinatário;
- Sempre ter fácil o código de rastreio do envio;
- Fazer um seguro para enviar o produto.
Porém, como quem é responsável pela encomenda são os Correios, a medida mais interessante é que você busque alternativas no mercado através de outras transportadoras.
No entanto, a opção que você for buscar precisa trazer consigo requisitos que vão te ajudar a se proteger em relação ao sumiço de sua encomenda. Por isso, é fundamental que a transportadora ofereça a você:
1- Suporte completo
2- Rastreamento confiável, em tempo real e 24h por dia
3- Seguro total contra qualquer eventualidade
4- Atendimento rápido e efetivo para a resolução de algum problema
E é neste cenário, ao atender todos esses requisitos de forma impecável, que a Envie Express entra para solucionar, de uma vez por todas, os problemas que você possa vir a ter com o sumiço ou extravio de encomendas.
Envie Express: a opção que não some com a tua confiança
Para garantirmos que somos uma opção segura em que você não terá problemas de extravio de sua encomenda, a Envie Express oferece de forma muito efetiva requisitos que dará a você, diferentemente em trabalhar com os Correios, a confiança de estar contando com uma transportadora única. São elas:
- Suporte
Nosso atendimento não acaba, de forma alguma, no envio. Ou seja, nós fazemos um acompanhamento de sua remessa até o destino final.
- Rastreio 24 horas do seu envio
Desde o momento em que você posta o seu envio conosco, você consegue rastreá-lo e saber exatamente onde o mesmo se encontra.
- Seguro
Através de nossos parceiros comerciais, oferecemos seguro para proteção da sua remessa (inclusive documentos), em casos de extravio ou danos. O seguro será de acordo com a nota fiscal do produto ou valor declarado pelo cliente, sendo que no segundo caso, caberá análise do valor declarado pela empresa responsável do transporte da remessa.
- Atendimento personalizado e rápido
Soluções pensadas em suas necessidades e características, além de dispormos de rapidez na hora de propor e oferecer uma solução para você em um eventual problema.
Com todos estes atributos, a Envie Express garante a você não apenas que sua encomenda não vai sumir, mas que também você ou sua empresa terão uma parceira de confiança, que não vai desaparecer se algum problema ocorrer.
Quer saber mais? Entre em contato com a Envie Express:
(12) 3923-4343 / (12) 98227-5150 (WhatsApp) ou através do e-mail contato@envieexpress.com.br
Fonte: Reclame Aqui, O Globo e E-commerce Brasil
foi extraviado uma encomenda ..atendente pediu para especificar o produto e valor..com certeza foi roubadaCamisa oficial Santos) postada em 29/12 e ate a data de hoje(22/1) não foi entregue.e o atendimento para explicação e péssimo o que fazer
Olá, Sônia!
Agradecemos muito o seu contato. Nossa sugestão para este seu caso é que você continue tentando contato através dos canais de comunicação dos Correios e, se não surtir efeitos, procurar os meios legais para ver seu assunto resolvido, tudo bem? Caso possamos te ajudar em algum futuro envio, por favor, entre em contato conosco pelo WhatsApp no (12) 98227-5150 ou pelo e-mail: contato@envieexpress.com.br. Agradecemos o seu contato, Sônia!
Meu pacote sumiu só isso que falam
Olá, Márcia!
Para esta sua situação, nossa sugestão é que você continue tentando contato através dos canais de comunicação dos Correios. Se caso você não conseguir nenhum resultado, o ideal é procurar os meios legais para que assim, seu assunto possa ser resolvido.
Esperamos ter ajudado!
Olá, boa tarde. Os correios sumiram com uma encomenda internacional, esta atrasada a mais de 20 dias e dizem que estão ´procurando` o produto, já tenho 3 protocolos de reclamação em contato com o CAC deles, porém ninguém sabe explicar nada direito, já chegou no descaso essa situação. Como proceder? Quando vocês se referem em procurar os meios legais, seria ir atrás de um advogado, ou pequenas causas ou outro recurso? Agradeço desde já.
Olá, Fábio! Agradecemos seu contato.
Em primeiro lugar, lamentamos o ocorrido com sua remessa internacional feita através dos Correios na qual, de acordo com seu relato, está extraviada. Para este caso, acreditamos que as medidas administrativas que você tinha que tomar, pelo que você comentou, já foram tomadas – ou seja, solicitar explicações junto aos próprios canais dos Correios, como por exemplo SAC ou mesmo Ouvidoria. Uma vez que você não tenha tido um retorno satisfatório, de fato, não lhe resta outra alternativa senão a de buscar um amparo judicial. E se esse for o caso, sugerimos a você se consultar com um advogado para que você não tenha mais situações chatas como essa.
Ah! E se nos permite, para seus próximos envios internacionais, consulte a Envie Express, pois somos especialistas neste tipo de envio. Para falar com a gente, utilize nossos canais de atendimento: WhatsApp (12) 9 8227-5150 ou e-mail: contato@envieexpress.com.br
Abraços e boa sorte com este caso!
Fiz uma compra na shopee e no dia 22 de novembro o entregador dos correios foi pra fazer a entrega do meu produto porém não entrou ele simplicidade deu pra moça que cuida da minha filha o número do rastreio esse que já tenho mó aplicativo e falou que era pra mim procurar oeu produto e ainda falou que era uma caixa pequena se ele sabe de tudo isso fico me perguntando o que foi feito com a minha encomenda?
E agora eu não tenho nem o produto e nem o reembolso porque foi me negado porque como no aplicativo tá contando que foi entregue eles querem que euamse o produto de volta e como vou mandar se não recebe ?
Olá, Antonia. Agradecemos o seu questionamento! Para este caso, sugerimos que você entre em contato com a ouvidoria dos Correios para que assim, você possa relatar o acontecido. Além disso, outra boa saída é deixar a reclamação no Reclame Aqui. Se por fim nada der certo, o mais correto é procurar seus direitos via lei. Abraços!