Toda e qualquer empresa que exporta seus produtos há algum tempo e tem experiência com envios internacionais, sabe que quando o assunto é esse, o frete é uma coisa fundamental. E é aí que entra em jogo os fretes FOB e CIF.
Em resumo, esses fretes são um passo fundamental para que você e sua empresa não só encantem seus clientes, mas também tenha um melhor custo-benefício de envio.
No entanto, se você é uma pessoa nova nesse assunto, mas tem vontade de expandir os negócios de sua empresa através de envios internacionais de seus produtos, não se preocupe: a Envie Express vai te dar uma mão!
Por isso, preparamos esse texto especialmente para explicar com detalhes tudo sobre fretes FOB e CIF. Ou seja, você vai saber o que são, as diferenças entre eles, como escolher entre essas modalidades e outras informações que vão ser úteis para o seu negócio. Veja a seguir e boa leitura!
Afinal, o que são os fretes FOB e CIF?
Em resumo, o FOB e CIF são fretes que compõem o International Commercial Terms (Incoterms), que em português, significa Termos Internacionais de Comércio em tradução livre.
De forma geral, o Incoterms pode ser definido como um conjunto de regras internacionais que servem justamente para reger todo e qualquer tipo de transação comercial internacional. Ou seja, tudo o que gira entorno de distribuição de custos, riscos e formalidades de importação e exportação entre o vendedor e o comprador no processo de entrega da mercadoria, é o Incoterms quem vai definir.
Isto posto, vamos agora desmembrar os fretes FOB e CIF para que assim, você saiba o que faz o que.
Sobre o frete FOB
-
O que é?
Derivado do termo Free On Board (que significa “Livre a Bordo” em tradução livre), esse frete é uma modalidade em que o vendedor está totalmente livre da responsabilidade com a entrega do produto. Ou seja, quem deve se responsabilizar pelo transporte da mercadoria, bem como seus riscos e custos, é justamente o cliente.
Sendo assim, quando a mercadoria é despachada, a responsabilidade do vendedor (no caso, a empresa) acaba. Dali em diante, tudo é por conta do cliente.
-
Quando usar frete FOB?
Esta modalidade é mais indicada para negócios entre empresas. Afinal, aqui é muito normal que pagamento seja feito só quando existe o recebimento das mercadorias.
Outra coisa importante é que as empresas de envios que operam nesse sistema costumam trabalhar com envios de grandes proporções, como transporte de lotes de produtos ou de matérias-primas, por exemplo.
-
Como funciona a cobrança do frete FOB?
Em resumo, nesta modalidade, a cobrança não está incluída no preço do produto. Além disso, também não há um valor especificado na nota fiscal. Sendo assim, o preço indicado na NF surge do cálculo de tributos como PIS, IPI, COFINS E ICMS.
Sobre o frete CIF
-
O que é?
Derivado do termo inglês Cost, Insurance and Freight (que significa “Custo, Seguro e Frete” em tradução livre), neste frete, o vendedor é responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário. Ou seja, em caso de qualquer problema, a responsabilidade é de sua empresa e não de seu cliente.
Sendo assim, no caso do frete CIF, o comprador receberá a mercadoria no endereço escolhido, sem precisar se preocupar com nada. Dessa forma, quando a empresa oferta o produto para o cliente, ele já é feito com o valor do frete incluído no valor total do produto. Por fim, nesse caso, não vai valer discriminação na nota fiscal.
-
Quando usar frete CIF?
De forma geral, essa modalidade é mais indicada para quem vende ao consumidor final. Sendo assim, mesmo que o custo do produto fique um pouco mais alto por conta da cobrança do transporte, o CIF acaba valendo a pena para o cliente, que no final das contas, não precisa se preocupar com nada.
-
Como funciona a cobrança do frete CIF?
Em síntese, o valor já consta no preço da mercadoria vendida ao cliente – ou seja, a própria empresa vai informar na nota fiscal que o modelo de frete é o CIF. Desta forma, o consumidor não vai precisar pagar nenhum custo adicional para a entrega da sua compra.
As principais diferenças entre os fretes FOB e CIF
-
Responsabilidades de pagamento
No CIF, a responsabilidade é da empresa que enviar a mercadoria, ou seja, a fornecedora. Já no FOB, os custos do frete são do próprio cliente.
-
Custos envolvidos
No FOB, os custos são assumidos pelo comprador e não estão incluídos no valor total da mercadoria cobrado pela empresa. Já no CIF, o preço já está incluído no valor da mercadoria de uma forma geral.
-
Indicação
Em resumo, os dois tipos de frete são indicados seguindo o que foi desenrolado nas negociações. No FOB, como tudo organizado pelo destinatário, é muito mais comum que ele aconteça no comércio entre empresas. Já no caso do CIF, todo o frete é organizado por quem fez a venda, o que faz desse frete mais indicado para modelo de negócios entre empresas.
-
Responsabilidades envolvidas
No CIF, em resumo, a empresa assume os custos de envio e todos os ricos. Por outro lado, o FOB determina que o cliente é o responsável pelos valores e riscos.
Mas afinal, quando você deve escolher entre os fretes FOB e CIF?
De forma resumida, tudo vai depender da forma que a venda foi negociada, além daquilo que você espera gastar e ter responsabilidade como empresa. Ou seja:
- Se for venda direta entre clientes e pessoas físicas: o frete é o CIF. Nele, o vendedor é responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário.
- Se for venda entre empresas: o frete é o FOB. Nele, o vendedor está livre da responsabilidade com a entrega do produto e todas as responsabilidades são do cliente.
Envie Express: benefícios únicos em seu envio internacional
Seja entre os fretes FOB e CIF, nós temos todas as vantagens que você procura para realizar seu frete internacional de forma segura e com muita qualidade. Afinal, somos especializados em envios internacionais!
Em resumo, só aqui você encontra benefícios como:
- Ajudamos você obter documentos internacionais: somos agentes autorizados da FedEx e UPS! Sendo assim, isso nos permite ficar encarregados de todo processo de envio, como documentos e procedimentos de acompanhamento.
- Segurança para envios de encomendas: através de nossos parceiros comerciais, oferecemos seguro para proteção de seus envios internacionais, sejam elas quais forem.
- Rastreio 24 horas do seu envio: desde o momento em que você posta seu envio internacional conosco, você consegue acompanhar ele sem maiores problemas.
- Atendimento em todo o mundo: temos uma rede de serviço integrada com cobertura global para atender mais de 220 Países.
- Entregar sua exportação é nosso compromisso: temos um tempo de trânsito garantido. Isso nos permite envios para outros Países com o prazo a partir de 2 dias úteis.
- Hora marcada para sua entrega: se o País que você quer fazer o envio for disponível a este serviço, entregamos seu envio com a hora marcada.
- Suas necessidades personalizam o envio: oferecemos variações como serviço de coleta, envio expresso, manuseio especial, opções de entrega e muitas outras escolhas.
- Tratamos sua exportação como nossa: essa é a nossa política. Tratamos seus envios internacionais da mesma forma que você trataria, ou seja, com carinho, atenção e todo o cuidado.
Leve a excelência de sua empresa para outros Países
Só a Envie Express atua como uma parceira única para ajudar a sua empresa a expandir seus horizontes e ter mais reconhecimento internacional!
Entre em contato com a Envie Express:
(12) 3923-4343 / (12) 98227-5150 (WhatsApp) ou através do e-mail contato@envieexpress.com.br