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Até 2021 e-commerce na América Latina tem grandes chances de crescimento

O comércio eletrônico precisa de um ecossistema de suporte complexo para prosperar e sabemos que quem faz o sucesso da empresa é o consumidor final.

Mercados de comércio eletrônico como Mercado Livre, costumam facilitar a transação on-line para consumidores e vendedores finais. Os vendedores terceirizados permitem que as tecnologias facilitam a venda on-line, enquanto as mídias sociais se tornam cada vez mais importantes para influenciar as decisões de compra.

O que pode impulsionar as vendas na América Latina?

Embora a inclusão das vendas de comércio eletrônico do varejo ainda seja tímido na América Latina, isso pode mudar rapidamente. Os principais itens que impulsionam o crescimento são:

  • O aumento de smartphones;
  • Planos de dados móveis;
  • O aumento da disponibilidade do produto. 

Os mercados na América Latina são diferentes e os varejistas têm estratégias diferentes, dependendo do tamanho da base de consumidores localmente.

Principais desafios logísticos

A logística é um facilitador essencial para o comércio eletrônico, pois afeta diretamente a experiência do consumidor:

A entrega final  também pode ser um desafio devido a:

  • Desembaraço aduaneiro;
  • Congestionamentos;
  • Preocupações com segurança;
  • Falta de enumeração de endereços adequada; 
  • Manter os clientes fiéis sem afetar os custos;
  • Os processos geralmente não são projetados para remessas B2C, tornando-os lentos ​​e caros. 


Oportunidades e Aprendizados

Um centro internacional de comércio eletrônico bem sucedido deve ter alguns elementos que funcionem bem. 

  • Estabelecimento de zonas de livre comércio com os incentivos certos para as empresas é fundamental;
  • Boa infra-estrutura portuária e aeroportuária, apoiada por regulamentos e processos comerciais e aduaneiros eficazes, são fundamentais para permitir que as mercadorias entrem e saiam sem interrupções e com baixo custo;
  • As habilidades de cumprimento do comércio eletrônico e a geração de uma boa cooperação do setor para que o ecossistema do comércio eletrônico funcione bem;
  • Regulamentações comerciais e alfandegárias sobre exportações podem ser aprimoradas para se tornarem mais relevantes para o consumidor final;
  • Trazer conhecimento de logística de comércio eletrônico ou desenvolver o conhecimento local no assunto, é um pré-requisito essencial para o sucesso.

 

Fontes: Varejo on line e Estudo de comportamento de e-commerce pela DHL

 

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