O comércio eletrônico precisa de um ecossistema de suporte complexo para prosperar e sabemos que quem faz o sucesso da empresa é o consumidor final.
Mercados de comércio eletrônico como Mercado Livre, costumam facilitar a transação on-line para consumidores e vendedores finais. Os vendedores terceirizados permitem que as tecnologias facilitam a venda on-line, enquanto as mídias sociais se tornam cada vez mais importantes para influenciar as decisões de compra.
O que pode impulsionar as vendas na América Latina?
Embora a inclusão das vendas de comércio eletrônico do varejo ainda seja tímido na América Latina, isso pode mudar rapidamente. Os principais itens que impulsionam o crescimento são:
- O aumento de smartphones;
- Planos de dados móveis;
- O aumento da disponibilidade do produto.
Os mercados na América Latina são diferentes e os varejistas têm estratégias diferentes, dependendo do tamanho da base de consumidores localmente.
Principais desafios logísticos
A logística é um facilitador essencial para o comércio eletrônico, pois afeta diretamente a experiência do consumidor:
A entrega final também pode ser um desafio devido a:
- Desembaraço aduaneiro;
- Congestionamentos;
- Preocupações com segurança;
- Falta de enumeração de endereços adequada;
- Manter os clientes fiéis sem afetar os custos;
- Os processos geralmente não são projetados para remessas B2C, tornando-os lentos e caros.
Oportunidades e Aprendizados
Um centro internacional de comércio eletrônico bem sucedido deve ter alguns elementos que funcionem bem.
- Estabelecimento de zonas de livre comércio com os incentivos certos para as empresas é fundamental;
- Boa infra-estrutura portuária e aeroportuária, apoiada por regulamentos e processos comerciais e aduaneiros eficazes, são fundamentais para permitir que as mercadorias entrem e saiam sem interrupções e com baixo custo;
- As habilidades de cumprimento do comércio eletrônico e a geração de uma boa cooperação do setor para que o ecossistema do comércio eletrônico funcione bem;
- Regulamentações comerciais e alfandegárias sobre exportações podem ser aprimoradas para se tornarem mais relevantes para o consumidor final;
- Trazer conhecimento de logística de comércio eletrônico ou desenvolver o conhecimento local no assunto, é um pré-requisito essencial para o sucesso.
Fontes: Varejo on line e Estudo de comportamento de e-commerce pela DHL
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