Blog

Leia nosso artigo
O que fazer em extravio de envio internacional

Aqui não! Saiba o que fazer em extravio de envio internacional

Primeiro vem um grande calor no corpo, seguido de suor. As mãos começam a tremer para depois irem à testa e aos olhos. Em seguida, vem os inúmeros pensamentos sobre o que aconteceu e o que você precisa fazer. Desânimo. Frustração. Nervoso. Tristeza. Desesperança… Esse é um relato fiel do que grande maioria dos clientes enfrentam quando ocorre extravio de envio internacional.

E não é para menos que isso ocorre. Afinal, a grande maioria das encomendas enviadas internacionalmente tem algum valor agregado alto, seja ele emocional ou financeiro.

Porém, a única maneira de se livrar dessa sensação e fazer com que ela vá embora é só uma: resolvê-la.

No entanto, nem todos os usuários sabem identificar quando houve um extravio de envio internacional. E se isso acontece, é fato que esses clientes também não vão saber como proceder nesses casos.

É para te ajudar a não só identificar, mas como proceder e evitar um extravio de envio internacional que preparamos este texto. Nele, você vai poder conferir realmente quando seu envio foi extraviado, a forma que você deve seguir para resolver isso com sua transportadora e, principalmente, dicas muito legais de como evitar essa situação.

Quer evitar e se livrar da dor de cabeça única que um extravio de envio internacional oferece? Nós contamos para você a seguir!


Mas afinal, por que ocorre um extravio de envio internacional?

Seja com os Correios ou com qualquer outra transportadora que você opte para fazer seu envio internacional, a verdade é uma só: nenhum serviço é imune a falhas. Elas podem ocorrer uma hora ou outra.

Neste caso, para justificar o que foi dito acima, é interessante listar algum dos principais motivos que provocam falhas. Elas, por sua vez, inevitavelmente, podem provocar o extravio de envio internacional. As principais são:

  • Desvios internos que em sua maioria, são feitos por funcionários
  • Alguma falha de logística
  • Eventuais roubos de cargas
  • Algum erro de sistema
  • Dano no produto
  • Perda da mercadoria em si

Bom, você deve estar se perguntando: “mas se isso acontece sempre, então todas as transportadoras são ruins”. A resposta é: não exatamente.

Erro de sistema no extravio de envio internacional
Erros de sistema é um dos grandes motivos de um extravio de envio internacional (Crédito: unsplash.com)

Neste caso, mesmo que estes problemas de extravio de envio internacional possam ocorrer com qualquer transportadora, o que vai mudar de uma para a outra é o atendimento. Ou seja, como elas vão lidar com esta situação e, principalmente, como elas vão te ajudar nesses momentos. E isso nós vamos falar mais para frente.

Aqui, o importante é que, seja lá qual for o motivo de sua encomenda ter sofrido um extravio de envio internacional, é focar na solução. E para isso, a transportadora é essencial para que você chegue a este objetivo.


Quem é o responsável por um extravio de envio internacional?

Se você paga uma transportadora para que ela entregue sua encomenda, ela é a responsável pelo serviço.

Para resolver este problema de extravio de envio internacional, cada empresa transportadora possui sua política interna para reembolso e tratativa. Sendo assim, é importante que você, enquanto consumidor, fique ligado ao protocolo da empresa contratada.

Pegando como exemplo os Correios, no caso da estatal, o procedimento que normalmente é tomado é este:

  • Entram em contato com o cliente para explicar o ocorrido
  • O cliente mostra a documentação para comprovar que a encomenda é dele
  • Caso o cliente ainda queira, a empresa reenvia a encomenda
  • Se o cliente não quiser, ele dá entrada no processo de reembolso

O que fazer quando o extravio de envio internacional acontece?

Aqui, é importante dizer: o procedimento a seguir só poderá ser feito quando os prazos de entrega que a sua transportadora deu a você tiverem expirado. Caso contrário, você terá que ter um pouco mais de paciência.

Prazo de entrega expirado
O consumidor só deverá tomar alguma atitude quando o prazo de entrega tiver expirado (Crédito: unsplash.com)

Mas se deu atraso na sua entrega, a mercadoria sumiu do rastreio, você identificou com a transportadora que houve alguma coisa e a mesmo assim a empresa não entrou em contato contigo, chegou a hora de você se mexer.


1- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.)

Essa atitude é fundamental, principalmente se a mercadoria tem muito valor financeiro. Abrir um B.O. ajuda como prova na hora de entrar com alguma reclamação com a transportadora. Ou seja, com o B.O. em mãos, a empresa já fica ciente que existe um registro legal do extravio de envio internacional de sua mercadoria.


2- Registre a reclamação na transportadora responsável

Utilize o meio que a sua transportadora dá para você efetuar a queixa – isso pode ser pelo site, telefone ou redes sociais. Como dissemos, cada empresa lida de formas diferentes com o problema de extravio de envio internacional. Por isso, é fundamental que a transportadora deixe claro para você qual é essa política e que você esteja por dentro de todo o procedimento.

Nos Correios, por exemplo, existem políticas diferentes para lidar com os variados motivos de um extravio, bem como suas indenizações. Eles podem variar seguindo estes motivos:

  • Por atraso: varia do tipo de serviço (PAC, SEDEX e outros) e o tempo de atraso de cada serviço.
  • Por entrega indevida, extravio ou roubo: este caso é fundamental para quem fez seguro para a encomenda. Dessa forma, você vai receber o valor conforme a Nota Fiscal ou o Formulário de Declaração de Conteúdo. Se não houver seguro para a encomenda, então a instituição só paga pelo valor da postagem e os serviços adicionais que você tenha contratado.
  • Por serviços não prestados ou devolução indevida: aqui, os Correios só devolvem os serviços adicionais pagos, bem como os preços postais.

3- Reúna evidências

Este passo é importante para que você esteja prevenido de uma possível ação legal. Então, além do B.O., tire print de suas tentativas de resolução. Faça a mesma coisa com suas conversas com a transportadora, assim como os prazos prometidos por ela de entrega antes e durante o problema do extravio de envio internacional.


4- Tomar providências legais

Tentou todos os meios cabíveis para que sua transportadora resolvesse seu problema de extravio de envio internacional e mesmo assim ela não solucionou? O próximo passo é alguma providência legal.

Esta é sempre a última atitude a ser tomada, pois é um meio que leva tempo e pode gerar alguns transtornos financeiros. Por isso, é fundamental que se você estiver passando pela situação de extravio de envio internacional, tenha tudo documentado. Afinal, essas serão suas provas de que você tentou, de todas as formas, resolver este impasse.

Providências legais no extravio
A providência legal deve ser a última atitude tomada em caso de extravio de envio internacional (Crédito: unsplash.com)

Se você realmente tiver que tomar alguma providência legal, os meios mais recomendáveis é utilizar o site do Reclame Aqui, bem como o Procon. Por fim, outra possibilidade é recorrer ao Tribunal de Pequenas Causas local, que também pode levar tempo, mas te permite recuperar o valor gasto, além de algum dano moral.


Dicas para evitar o extravio de envio internacional

O primeiro e mais importante passo é você escolher a transportadora correta.

Ela precisa oferecer a você não apenas um atendimento excelente em caso de extravio de envio internacional, mas também garantias e mais garantias de que isso não vai acontecer.

Sendo assim, o que uma transportadora precisa oferecer a você para que não haja extravio de envio internacional é:

  • Rastreio efetivo e 24 horas por dia: garante que desde o momento em que você posta o seu envio conosco, você consegue rastreá-lo e saber exatamente onde o mesmo se encontra. Esse tipo de efetividade traz confiança a seu envio, bem como evita problemas com extravio de envio internacional.
  • Seguro para encomendas e proteção de documentos: verificar se a transportadora oferece seguro para proteção da sua remessa em casos de extravio ou danos, inclusive para documentos.
  • Envio personalizado: conferir se a transportadora tem variações como serviço de coleta, envio expresso, manuseio especial, opções de entrega e muitas outras escolhas.
  • Resolução ágil: rapidez na hora de propor e oferecer uma solução para você em um eventual problema de extravio de envio internacional.

Evite extravio de envio internacional: venha para a Envie Express

A Envie Express, além de oferecer todos os benefícios citados acima, vai além ao oferecer mais um benefício: o compromisso com o prazo de entrega!

Diferenciais da Envie Express contra extravios
A Envie Express possui diferenciais únicos para proteger você e sua encomenda de extravios (Crédito: unsplash.com)

De forma verdadeira e real, nos responsabilizamos com sua entrega. Afinal, baseado nos destinos de seus envios, temos um tempo de trânsito garantido para outros Países com o prazo a partir de 2 dias úteis.

Viu como a Envie Express possui diferenciais únicos que nos colocam como a opção ideal para você fazer seu envio internacional?

Evite problemas de extravio de envio internacional: entre em contato conosco!

(12) 3923-4343 / (12) 98227-5150 (WhatsApp) ou através do e-mail contato@envieexpress.com.br

Fonte: Site Isto É, Correios, E-commerce Brasil, Blog TNH1

Comentários do Post