Blog

Leia nosso artigo
A história da empresa de envios Envie Express

A história de uma empresa de envios: 5 anos de Envie Express

Dia 01 de setembro. Essa pode parecer uma data comum. Mas na verdade, ela tem algumas representações no mundo e em especial, para uma certa empresa de envios.

Mas antes, vamos dizer sobre o 01 de setembro no Brasil e no mundo. Nessa data, dentre vários marcos importantes, podemos destacar alguns como:

  • Nascimento de Tarsila do Amaral em 1886
  • Lançamento de “Viagem à Lua”, primeiro filme de ficção científica da história em 1902
  • Fundação do Sport Club Corinthians em 1910
  • Nascimento do pugilista americano Rocky Marciano em 1923
  • A invasão da Alemanha à Polônia que desencadeou a Segunda Guerra em 1939
  • A estreia do Jornal Nacional na Globo em 1969

Mas pode acreditar: nenhum desses marcos foi tão emblemático quanto o dia 01 de setembro de 2016. Foi nesse dia, para ser mais preciso em uma quinta-feira, que o mercado de empresas de envios nacional mudaria para sempre. Afinal, foi nessa data que nascia a Envie Express.

De lá para cá, em resumo, 5 anos se passaram e muita coisa mudou. Sendo assim, é para contar um pouco sobre a trajetória da Envie Express como uma empresa de envios sob os olhos de Márcio Dourado, proprietário da empresa, é que dedicamos esse texto de hoje.

Em resumo, você vai descobrir que quando se transforma um sentimento tão humano como a empatia em uma filosofia de trabalho, é possível entrar para história não só no dia 01 de setembro, mas também entrar para a sua história, cliente.


Um balanço geral

Persistência. Essa é a palavra que Márcio Dourado, proprietário da Envie Express, usaria para resumir a trajetória da empresa de envios nesses 5 anos.

Márcio Dourado, proprietário da empresa de envios Envie Express
Márcio Dourado, proprietário da Envie Express (Crédito: Envie Express)

“Sendo assim, com muita persistência, a Envie Express tem superado as expectativas do projeto inicial, mesmo com todas as dificuldades de se empreender no Brasil”, comenta Dourado.

Ele ainda faz questão de lembrar que essa sensação se manteve, mesmo com problemas como questões como a pandemia. “A empresa de envios tem crescido ano a ano, aumentando seu quadro de funcionários e seu faturamento anual. E isso é maravilhoso”, pontua.


De volta ao passado

Mas para entender o quanto os 5 anos de história da Envie Express foi (e está sendo) positivo, em resumo, é preciso voltar um pouco no tempo. Afinal, é lá que vamos entender como a empresa começou.

A empresa nasceu de um posto de agente autorizado da DHL que existia dentro de uma outra empresa na qual Dourado era sócio. “Ao deixar de ser sócio dessa outra empresa, eu acabei trazendo essa representação da DHL comigo”, lembra.

No entanto, ele lembra que a ideia inicial era abrir uma outra empresa apenas para explorar a representação da DHL. Então, Dourado foi para São Paulo na matriz da DHL para consultá-los sobre a ideia, que por sua vez, foi muito bem aceita pela empresa.

Área de atendimento Envie Express
Área de atendimento no início da Envie Express (Crédito: Envie Express)

“Depois disso, acabei conseguindo ser agente autorizado também da FedEx e UPS”, explica. Hoje, além da representação dessas três marcas, a Envie Express também oferece possibilidades de envios com a Azul Cargo, Latam e Gollog.


Dificuldades, aprendizados e superação

Em resumo, como todo início de uma companhia, ainda mais uma empresa de envios, vem recheado de desafios. E nesse contexto, a parte financeira é a que pega mais forte.

Dourado conta que com a Envie Express não foi diferente. No entanto, ele lembra que outras dificuldades também foram sentidas, como a contratação/formação de equipe, além de entender os detalhes do negócio. “Isso é fundamental. Ao nos entender, fica mais fácil entendermos as necessidades de nossos clientes.”

Para driblar esses desafios, a receita foi simples: trabalho. “Trabalhamos demais para conseguirmos superar os problemas iniciais de uma empresa de envios nova”. Além disso, Dourado recorreu a alguns cursos de capacitação no Sebrae. “Isso, de fato, me ajudou muito. Com conhecimento, a gente descobre alguns atalhos para chegar a um objetivo de um jeito mais rápido.”

Porém, se existe dificuldade e superação delas, há aprendizado. E na história da Envie Express foi a mesma coisa. “Na verdade, nosso aprendizado é constante e cíclico. Às vezes uma ação tomada no passado, não se aplica no presente”, explica. “Por isso, essas capacitações têm que ser uma constante no dia a dia”, completa.


Conquistas e o melhor momento da Envie Express

Ao fazer uma retrospectiva na história da Envie Express como uma empresa de envios, Márcio Dourado conta que o melhor momento da companhia é antagônico. Afinal, foi na pandemia que a empresa também precisou fechar as portas e partir para o home office.

Fachada antiga e atual da empresa de envios Envie Express no início
Fachada antiga e fachada atual da Envie Express (Crédito: Envie Express)

“Sendo assim, foi nesse momento que tivemos que nos reinventar, traçar novos planos e novas estratégias, o que acabou dando muito certo. Acredito que após julho de 2020 até os dias atuais, foram os nossos melhores resultados. Nos reinventamos para decolar!”

Além do grande momento citado por Dourado, em síntese, o proprietário da Envie Express ainda fala em sua avaliação, qual a maior conquista da empresa de envios: os clientes. Afinal, para ele, o serviço que a empresa presta mexe com coisas que vão além de entregar encomendas.

“Nossa prestação de serviço não deixa de mexer um pouco com os sentimentos das pessoas”, reflete Dourado. Ele continua. “Matar a saudade de uma pessoa querida ao enviar ou receber um presente, uma encomenda, diminuir a distância através de um envio realizado… Participar disso, sem dúvidas alguma, nos deixa muito felizes!”


Projetando o futuro

Como a Envie Express estará daqui a 5 anos? Em resumo, Márcio Dourado diz que em termos de atendimento, ela vai continuar a fazer aquilo que sempre fez e que está estampado nas paredes da empresa de envios: cuidamos de suas encomendas como se fossem nossas.

Equipe na frente do lema da Envie Express
Débora (esq.) e Nathália (dir.): equipe da Envie Express na frente do lema da empresa (Crédito: Envie Express)

Além disso, Dourado quer que o sonho de todo empreendedor continue se concretizando na Envie Express. “Sendo assim, quero que nossa empresa de envios prospere, possa gerar empregos e continue ajudando as pessoas. Esse é o nosso desejo”, completa.

Para finalizar, Dourado faz questão de deixar uma mensagem para os clientes da Envie Express:

“Nos sentimos muito honrados de nesses 5 anos de existência, ter tido a oportunidade de transportar a sua remessa. Não tenha dúvida que tratamos o seu envio com muito cuidado, carinho e respeito”, afirma. “Que possamos continuar a gozar da confiança de todos vocês com muita persistência e compromisso que nossa confiança pede”, finaliza.


Uma empresa de envios que vai continuar fazendo parte da sua história

Em 5 anos de história, em resumo, a Envie Express pôde mostrar a você o quanto uma empresa de envios pode fazer a diferença em sua vida.

Empresa de envios fazendo parte da vida do cliente
Estamos prontos para fazer parte da sua história ao transformar empatia em um jeito de fazer a diferença em sua vida (Crédito: Envie Express)

E como isso é possível?

Entendendo que fazer a diferença na vida de alguém é possível quando se transforma um sentimento humano em uma filosofia de trabalho. E nós, da Envie Express, vimos na empatia a forma perfeita para criar nossa conduta como uma empresa de envios.

Afinal, é tratando sua encomenda como nossa é que entramos não só para história das empresas de envio, mas também para sua.

Sendo assim, quer fazer parte de nossa história? Entre em contato conosco para que possamos fazer parte da sua em:

(12) 3923-4343 / (12) 98227-5150 (WhatsApp) ou através do e-mail contato@envieexpress.com.br

Comentários do Post